Resenha: O Rei Amaldiçoado - V. M. Gonçalves


Descrição do livro: Comprar  //  Skoob


Quatrocantos emergiu da Árvore da Vida pela ação de forças, forças da Água, da Terra e do Céu. Os nativos deste continente viriam a cultuar essas forças como deuses, sem saber que elas não possuíam qualquer intenção, alma ou plano. Aqui serão relatadas três narrativas envolvendo a mais temível destas forças, o Rei da Água, que muitos conhecem apenas como “o Boto”, um rei amaldiçoado, um animal lascivo, um espírito sedento e um homem possuído. Este rei governou muitos seres, mas que foi governado apenas por seus impulsos animalescos.

Ispirados na lenda do Boto, uma das figuras mais notórias do folclore nacional, os três contos apresentados neste livro se passam no universo de Quatrocantos, exposto previamente nas obras A Canção de Quatrocantos - O Homem de Azul e Púrpura (2014) e Guerreiras do Sol e da Lua I (2015). 



Hello pessoal! Tudo bem? Hoje é dia de evento no facebbok (WWW). Hoje será o lançamento virtual do Livro O Rei Perdido do autor nacional V. M. Gonçalves que acontecerá das 15 as 20 horas, contando com a participação do autor e mais 4 autores nacionais. Aqui esta a resenha de cada conto da obra, espero que gostem do trabalho que o autor desenvolve. 

Primeiro Conto: O Rei Amaldiçoado




O primeiro conto nos fala de um xamã muito poderoso e ganancioso, pois este desejava as mulheres jovens e na maioria das vezes casadas, e estava disposto a vários feitos para possui-las. Acreditava-se que o poder dele viesse do boto. O que o xamã não imaginava era que seria atacado por vários homens armados e acompanhados por um outro xamã tão poderoso quanto ele, que seria capaz de derrubar as defesas que ele havia colocando em sua casa. Sendo assim, ele foi obrigado a fugir sendo perseguido pelos homens armados, onde se jogou de um penhasco assumindo a forma de um boto vermelho. O que ela não esperava é que o rio era um rei e que ele seria atraído por uma mulher cobra sendo um pouco submisso a ela sendo que sempre foi ao contrario com ele, geralmente as mulheres eram submissas a ele. 

O conto é bem pequeno, mas muito interessante. O autor consegui em poucas páginas descrever um cenário e personagens bem construídos e com detalhes o suficiente pra entendimento. 


Talvez a virilidade do animal passasse para ele junto com a força física, pois era um homem de luxúria incontrolável, com um gosto pouco saudável pela sedução de jovens casadas. E era exatamente isso: um gosto; longe de qualquer afeto ou estima, ele olhava para elas como olharia para um corte saboroso de carne. Muitos eram os homens da região que o queriam morto, mas apenas um homem inconsequente atentaria contra um xamã como ele. Ou assim ele pensava.

Segundo conto: Caça e Caçador



O segundo conto fala das aventuras do novo rei o boto vermelho, onde este ia até as margens das águas do igarapé seduzir as mulheres que ali se banhavam. Mas ele não espera se deparar um uma mulher capaz de seduzi-lo e domina-lo deixando-o com queimaduras e com seu ego ferido. Se voltasse para seu palácio naquele estados todos saberiam que ele havia sido dominado. O que ele faria agora? 

O conto é bem pequeno, é uma continuação do anterior narrando uma das aventura do boto vermelho depois que se tornou rei. O conto foi bem escrito, com uma linguagem simples e leve.


Ele os governava porque era o macho dominante, desde quando tomara o poder de um macho mais fraco.

Terceiro Conto: Os Dois Deuses e o Senhor da Travessura 


O conto é bem pequeno assim como os anteriores, e também é sobre o vermelho, mas dessa vez falar também do Deus da Terra. O Moleque aparece em toda a primavera e vive por uns dois ou três dias e não são controlados, o que da a eles a total liberdade de agirem como bem entendem, e muitas vezes causando danos. Por outro lado o boto vermelho continua seduzindo mulheres se passando por filhos da lua, mas dessa vez o moleque decide persegui-lo atrapalhando os seus planos.


O conto é bem interessante e bem contruidos assim como os anteriores.

Àquela altura, os caçadores do Ermo já eram mais cautelosos e o Rei Água evitava chamar atenção para si, ofendendo abertamente seu rival da Terra. Assim, se havia inimigos capazes de infernizar o domínio do Moleque com frequência alarmante, eram os triques. Eles apareciam toda primavera, ninguém sabia como ou porque, e era muito difícil controlá-los. Felizmente, eles morriam rápido: os mais longevos duravam três ou quatro dias antes de queimarem completamente de dentro para fora; quase sempre duravam bem menos.


O evento acontecerá nesse link (WWW), aguardo todos vocês.

22 comentários

  1. O terceiro conto me lembrou Saci! Legal a ideia do autor, espero que tenha muito sucesso. Vou lá no evento dar uma olhadinha.
    Beijão, Mari Scotti

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha esse livro. Achei bem diferente e extremamente interessante! Que sabe um dia eu não caia nas garras do Senhor da travessura. Um grande abraço!
    www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  3. Amo livros de contos. Gostei do segundo conto, o boto seduzir mulheres e ele acaba sendo seduzido, achei bem curioso.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oi Brenna, sua linda tudo bem
    Ah, o boto, animal tão enigmático, sempre despertando curiosidade das pessoas. Achei ótima a ideia de escrever um livro falando sobre a lenda de um boto vermelho. Perdi o lançamento virtual, mas espero que tenha sido um sucesso. Não tenho o costume de ler livros de contos, prefiro uma história única. Mas vou anotar essa dica, me pareceu inclusive, um ótimo livro para presentear. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Brenna! Amo folclore e por isso os contos do autor me despertaram um interesse imenso. Desejo sucesso, já estou ansiosa para ler. Vou conferir o evento!
    Beeijos
    lua-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    Achei bem legal essa pegada de contos folclóricos. Acabamos dando muito valor às mitologias e esquecemos nosso próprio folclore. Sucesso ao autor e ao blog ;)
    Bjos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Brenna, eu não conhecia essa história, mas achei bem interessante. Confesso que amo qualquer traço de mitologia que esteja envolvida, ainda mais quando podem ser encontrados em contos. Ótimo post. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  8. Oiee

    Adoro contos e esses com a lenda de um boto vermelho achei bem legal. Sou muito ligada nessas coisas rs.
    O que mais chamou minha atenção foi o segundo, o boto sendo seduzido!
    Muito sucesso ao autor.

    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiiie
    não conhecia a obra ainda mas curto bastante contos e o enredo desse parece interessante apesar de não ser um gênero que curto tanto

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que legal escrever esses contos inspirados no nosso folclore. Amei a ideia, mais autores poderiam fazer o mesmo. Os contos parecem bem interessantes, espero que faça muito sucesso.

    Bjs.

    http://ciadoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem.

    Muito interessante este livro, não conhecia, mas gostei muio da premissa dos contos. Ainda mais trazendo histórias antigas do nosso folclore. Uma vez estava pensando que estas histórias daria um bom filme, ou um bom episódio de SPN. haha.

    beijos
    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá... tudo bem??
    Achei um máximo você vir... prestigiar no seu cantinho esse trabalho nacional... embora eu não costume ler contos, eu apoio totalmente esse tipo de iniciativa, parabéns... os contos parecem ser bem culturais e folclóricos... conheço a história de um boto, mas não vermelho rs... desejo muito sucesso aos autores... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Nossa, que interessante esse livro. Não conhecia, mas adoro contos e achei bem legal ele ser inspirado na lenda do Boto.
    Gostei principalmente do segundo conto. Mas pelo que entendi tem que ler na ordem né? Desejo sucesso para o autor e vou anotar o nome desse livro. Quando tiver uma oportunidade leio, já que percebi que são bem curtinhos.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  14. Oi, normalmente, não leio muito contos, mas esse meu pareceu ser bem interessante. Gosto mais ainda porque o autor conseguiu criar uma ordem lógica para apresentar a história do rei. Gostei muito. Desejo sorte ao autor.

    HTTP://PORREDELIVROS.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  15. Que legal!!! Gostei demais mesmo.. Principalmente o segundo conto ..
    Acho que daria até para trabalhar na escola, com os alunos do ensino médio..
    interessante..
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Amo livros de conto. Fiquei bem curiosa para ler o livro para conhecer essas histórias que tem haver com o boto vermelho. Sem falar dos desenhos do livro que são lindas. Sobre o evento do escritor, eu acompanhei e achei muito legal!
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Amo livros de conto. Fiquei bem curiosa para ler o livro para conhecer essas histórias que tem haver com o boto vermelho. Sem falar dos desenhos do livro que são lindas. Sobre o evento do escritor, eu acompanhei e achei muito legal!
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  18. Amo os contos do Boto do Vilson!!! *-*. A postagem ficou show, Brenna! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom?
    Livros de contos sempre proporcionam histórias diversas entre si. Me interessei pelo conto Caça e Caçador, mas no geral a premissa não chamou minha atenção.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? Eu nunca tinha ouvido falar desse livro (mas considerando que acabou de ser lançado, faz bastante sentido, né? haha), mas gostei bastante da dinâmica do autor, de se basear no folclore e criar contos a partir dele.

    Beijos!
    Hels, The Blue Blog

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Bem interessante esse livro! Gostei da premissa dos contos e se tiver oportunidade lerei com certeza!

    ResponderExcluir
  22. Oii gostei muito dos contos, mas pra falar a verdade não é muito o meu estilo, mas acho que eu daria uma chance para eles.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar a sua opinião!