Resenha: The Strange Case Of Dr. Jekyll And Mr. Hyde - O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Sr. Hyde (O Médico e o Monstro)

"Uma coisa é mortificar a curiosidade, outra conquistá-la".


   Olá bonitos e bonitas, como estão?! Hoje venho trazer pra vocês mais um dos meus preferidos clássicos, tem inúmeras adaptações (desde filmes, desenhos até músicas) e eu espero que gostem!


Titulo: The Strange Case Of Dr. Jekyll And Mr. Hyde

Autor: Robert Louis Stevenson
Editora: Oxford University Press
Ano desta Ediçaõ: 2008
Ano de Lançamento: 1885
Idioma: Inglês 
Paginas: 256
Nível: 4
Skoob
Compre aqui

Sinopse: You are walking through the streets of London. It is getting dark and you want to get home quickly. You enter a narrow side-street. Everything is quiet, but as you pass the door of a large, windowless building, you hear a key turning in the lock. A man comes out and looks at you. You have never seen him before, but you realize immediately that he hates you. You are shocked to discover, also, that you hate him.

Who is this man that everybody hates? And why is he coming out of the laboratory of the very respectable Dr Jekyll?


Tradução: Você está andando pelas ruas de Londres. Está ficando escuro e você quer chegar em casa rapidamente. Você entra em uma rua lateral estreita. Tudo está quieto, mas quando você passa a porta de um grande prédio sem janelas, você ouve uma chave girando na fechadura. Um homem sai e olha para você. Você nunca o viu antes, mas você percebe imediatamente que ele odeia você. Você está chocado ao descobrir, também, que você o odeia.
Quem é esse homem que todo mundo odeia? E por que ele está saindo do laboratório do respeitável Dr. Jekyll?
(By: Google Tradutor)

_____________________________________________________

   Mais uma vez aquela professora de Inglês do Colégio trazendo os melhores clássicos! 
Esse livro é nível 4 (intermediário, de acordo com o site da própria Oxford - aqui), então não é muito difícil de entender a historia.
  
  Londres Vitorina, 1886, o Dr. Henry Jekyll é um cientista renomado e respeitado. Sr. Edward Hyde (pronuncia-se "Hide" que significa do inglês Esconder)  é um um senhor desconhecido e misterioso que intimida qualquer um que olha em sua direção.
  Em um determinado dia, o Sr. Gabriel Utterson, advogado do Dr. Jekyll, recebe um testamento (escrito a mão), neste diz que, caso sumisse ou morresse, toda sua herança deve ser passada para o Sr. Hyde, porém ninguém conhecia este Sr. Hyde... Preocupado, o Sr. Utterson passa a investigar essa historia.
   O tão esperado encontro acontece, Hyde e Utterson se encontram e como é esperado, Utterson não gosta de Hyde e fica incomodado com o fato de Jekyll ter deixado seu dinheiro pra ele. Conforme a leitura vai se avançando, pegamos mais alguns detalhes que nos intrigam (por exemplo, Hyde tem acesso livre a casa de Jekyll e houve uma cena em que Hyde usa um cheque de alto valor assinado por Jekyll). E por muitas vezes a leitura se destaca só em Jekyll ou só em Hide, nunca os dois juntos.
  
 Por mais que eu queira dizer o que acontece entre eles, vou me conter! 
   
   Robert escreve de um jeito misterioso sobre personalidades, sobre o lado negro e o lado iluminado que cada um tem. Ele enfatiza que não existe ninguém 100% bom ou 100% mal. Todos nós temos um pouco de maldade. A narrativa flui, o autor o tempo todo "cutuca" o leitor referente a esse assunto, de uma forma misteriosa e interessante. 
  
  Nesta edição, o desfecho da historia fica um pouco superficial, por ser uma versão para quem está começando a pegar o jeito, pode ser que a adaptação tenha sido feita assim propositalmente. Tem cerca de 87 páginas, levemente amareladas e o tamanho da fonte é bom. O legal é que é ilustrado e as imagens são extremamente bem feitas. 
Tem atividades para serem feitas antes, durante e depois da leitura que é ótimo pra quem quer treinar o inglês e tem um glossario no fim.

_____________________________________________________

Adaptações:

   Separei as adaptações que mais gosto sobre o clássico

  1.  Hyde and Go Tweet: Um episódio de Piu-Piu & Frajola que se passa no escritório de Jekyll (veja aqui)
  2. Dr. Jekyll and Mr. Mouse: Um episódio de Tom & Jerry que faz referencia ao clássico (veja aqui)
  3. O Incrível Hulk: Adaptação da Marvel, foi uma criação inspirada pelo clássico, junto de Frankestein (veja aqui)
  4. A Liga Extraordinária: Costumo dizer que esse filme é a versão de Vingadores mas com personagens da Literatura Inglesa (Adoro Cinema - Disponível no Netflix)
  5. Penny Dreadful: Uma série de "terror" que também aborda personagens da Literatura Inglesa e esse clássico é introduzido na 3º temporada. (Adoro Cinema - Disponível no Netflix)
  6. Once Upon a Time  : Sem dúvidas é a minha adaptação preferida, Mr. Hyde é interpretado pelo Sam Witwer e Dr. Jekyll pelo Hank Harris, é uma versão bem diferente de todas adptações e deixa bem claro a ideia que o autor passa como moral da história. (Adoro Cinema - Disponível no Netflix)
  7. Mz. Hyde: Música da banda Halestorm, é rock, com a adaptação na "versão feminina" (escute aqui)
  8. Scary: Musica da Britney Spears que também cita o clássico (escute aqui)

Bom amores, por hoje é só isso e espero que tenham gostado! beijos 

________________________________________________

"Mentes tranquilas não podem ficar perplexas ou assustadas, mas continuam em fortuna ou infortúnia em seu próprio ritmo privado, como um relógio durante uma tempestade".

12 comentários

  1. Olá! Parece ser uma história muito interessante. Me deixou bastante curiosa para conhecer um pouco mais. Acho muito legal essas histórias que se passam em outras épocas. Boa resenha. Beijos e boa sorte com o seu blog.
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  2. Eu AMO esse livro. É um dos meus favoritos da vida e eu amei o que você fez nesse post de indicar 8 indicações do livro, achei a ideia sensacional. Parabéns pela criatividade <3

    ResponderExcluir
  3. Ahhh eu já o odeio sem conhecê-lo hahaha, afinal se todos o odeiam, pq eu não? rzs... Fiquei bem interessada no livro, mas ainda tenho que aperfeiçoar meu inglês para me arriscar nessa aventura .
    bj

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ter um tom de mistério que eu, particularmente, adoro *-* ainda não conhecia a obra!

    Ainda não me sinto preparada para ler em inglês, embora a lista de livro seja GIGANTE, haha. O título desse é algo que não vou esquecer. Ah, inclusive vou indicá-lo para uma amiga que entrou no curso de inglês recentemente :)

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um livro bastante interessante. O último livro paradidático de inglês que eu li foi "O retrato de Dorian Gray", muito louco, mas bem legal, já leu? Se não, procure depois, não é um livro muito grande. Eu leio alguns livros em inglês também pra ficar treinando, ultimamente tô lendo um da Agatha Christie (The Secret Adversary, que pode ser traduzido como "O inimigo secreto") e a elite. O segundo livro é mais tranquilo em relação ao primeiro por ter uma linguagem mais atual e não ser inglês britânico, mas não é nada que seja tão impossível de ler. Tô juntando coragem pra ler o meu livro em alemão hahaha, sofrida.

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. A primeira vez que tive contato com essa historia foi em UOAT, vou por o livro na lista para ler o mais rápido possível.
    (QUE LAYOUT LINDO <3)
    BEIJOS :*

    ResponderExcluir
  7. Amo ler! Mas ler um livro em ingles seria uma aventura e tanto. O meu nivel de ingles é o verbo "to be" kkkk preciso entrar em um cursinho de ingles para ontem...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Oi flor! Adorei a sua postagem! Ainda não conhecia sobre o livro, mas definitivamente já vi pelo menos uma (ou mais) de suas adaptações. Eu já comprei um livro em inglês, para treinar, e admito que está parado na estante. Ele está disponível em pt-br também? Beijos

    ResponderExcluir
  9. Para começar eu não sabia dessa classificação dos livros em níveis :) Para terminar é um daqueles livros que morro de vontade de ler mas não sei pq ainda não encaixei na minha lista, o pior é que até tenho ele aqui em casa e sou super curiosa para ler principalmente depois de algumas adaptações rsrs espero lê-lo na próxima leva de livros :)

    ResponderExcluir
  10. Eu já havia ouvido alara desse livro, quero muito ler

    ResponderExcluir
  11. Nunca ouvi falar do livro e fiquei sem entender um pouco do que se trata rs.
    Vou pesquise e ler esse livro para dar uma opinião concreta.

    ResponderExcluir
  12. Conhecia as adaptações mas não o original! Curto muito esse estilo de livro e fiquei suuuper curiosa! Sem contar que se passa em Londres ♥ adorei

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar a sua opinião!