Resenha: O que há de estranho em mim - Gayle Forman

Skoob

Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade.

Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão.

Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece.



Resenha


Hey pessoal! Tudo bem? Bom, fiquei ausente por um bom tempo, mas estou de volta. Bom, nesse tempo em que fiquei ausente aprendi algo muito legal, aprendi a fazer crochê haha Nesse tempo também acabei me afastando dos livros, fiquei uns dois meses sem lê qualquer livro que não fosse da faculdade, mas agora que as férias chegaram decidi colocar as leituras em dia, e comecei por essa belezinha aqui, e o que posso dizer é que amei a leitura haha

Bom, nesse livro somos apresentados a protagonista Brit, que é uma adolescente de 16 anos, que tem uma mãe com uma doença mental grave e seu pai se casou novamente depois de um tempo, e sua madrasta e ela não se dão bem. O pai de Brit decide interna-la em um manicômio ou reformatório para jovens problemáticos, mas o que o pai dela não sabe é como esses jovens são tratados nesses lugares. 

O pai de Brit realmente acreditava que estava ajudando a filha mandando-a para aquele lugar, achava que ela tinha comportamentos desviantes, como ter um cabelo colorido, e tocar em uma banda. Mas Brit era uma adolescente normal, que como ela mesma disse, apenas dançava uma música diferente das dos demais e isto os assustava. No manicômio, Brit fez algumas amizades, essas amizades a mantiveram lucida, impedindo que ela vivesse infeliz, sem ninguém para ampara-lá. Suas amigas, V, Bebe, Martha e Cassie estavam lá por distintos motivos, mas no final todas se ajudaram, se apoiando uma na outra pra poderem resistir àquele lugar. 

_ Porque isto aqui não é um programa de auditório, em que abro o coração, depois você me da uma enxurrada de concelhos e eu saio daqui feliz da vida. O que você quer, o que a Red Rock quer, é me transformar em uma especie de robô que nunca vai descorda da minha madrasta, levantar a voz para o meu pai e fazer coisas "rebeldes" como tocar numa banda ou pintar o cabelo. O que vocês não entendem, o que o papai não entende mais, é que não sou nem nunca fui rebelde. "Sempre dance conforme a sua própria música", era o que a mamãe costumava dizer para mim. E era assim que levava sua vida também. Portanto, eu não saí dos trilhos. Apenas escolhi trilhos diferentes. E é por isso que estou aqui.

Nessa obra, somos apresentados a um manicômio onde os jovens são torturados psicologicamente, e em alguns casos até mesmo fisicamente. Nos deparamos com a ignorância de pais que mandaram seus filhos para um lugar que mais fazia mal do que bem, sem nem mesmo saberem de fato para onde os mandava, e o pior, em alguns casos, era a razão pela qual esses jovens iam parar lá. Algumas estavam lá por serem homossexuais, outras por serem gordinhas, ou como a Brit, por ter um cabelo colorido e tocar em uma banda, e não há nada de errado nisso, em ser gay, ou gostar de pintar o cabelo, ou simplesmente ser gordinha, cada um tem sua beleza, seu diferencial. Mas também havia aquelas pessoas que realmente precisavam de ajuda, como aquelas que tinham anorexia ou algum trauma psicológico, mas não a encontravam lá, pois os profissionais não eram devidamente capacitados para o serviço e os métodos usados provocava mais danos psicológicos do que os ajudava. 

Pra mim, foi uma leitura bem satisfatória. Na verdade, essa escolha de livro pra mim lê depois de um bom tempo sem lê nada foi a melhor escolha que fiz, o livro é maravilhoso. O modo como a autora falou sobre o assunto foi perfeita, pois ela trouxe um tema pesado com uma leveza muito grande, eu li o livro muito rápido, quando começava a lê não tinha vontade de parar. É uma leitura que indico pra todos os interessados pelo tema.

Bom, é isso pessoal! Até a próxima!

2 comentários

  1. Amei a resenha! E tenho muita vontade de ler esse livro. Está na minha listinha faz tempo. Uma hora vou ler com certeza!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, leia mesmo, ele é muito bom, eu pelo menos, adorei a obra haha

      Excluir

Obrigada por deixar a sua opinião!