Uma das lendas mais conhecidas esta associada a bíblia, pois há indícios de que foi em uma sexta-feira 13 que Jesus Cristo foi crucificado após celebrar a ceia com 13 participantes, sendo o 13° participante Judas.
Outra versão diz que na França, o rei Filipe IV sentia-se ameaçado pela poder e pela influência que a igreja católica possui na época, sendo assim, tentou se filiar a ordem religiosa dos cavaleiro templários, que recusou ao seu pedido. Como forma de se vingar, a relatos dizem que, em uma sexta-feira 13 de 1307 ele teria ordenado a perseguição aos cavaleiros templários.
A lendas também relacionada aos deuses pagãs. Uma dessas lendas diz que os cristãos acreditavam que a sexta -feira tenha recebido seu nome em inglês Friday em homenagem a uma deusa nórdica chamada Frigga, que é a deusa do amor e da beleza. Os padres a caracterizaram como uma bruxa, pois viam-na como uma ameaça para a religião que era controlada pelos homens. Essa lenda também diz que a deusa se reunia com 13 bruxas, sendo consagrada a 13° do circulo.
Ainda sobre a mitologia nórdica, acredita-se que o deus Odin realizou uma grande reunião, onde foram convidado as 12 divindades mais importantes. Entretanto, o deus Loki (deus do fogo e da discordia) não foi convidado e se sentiu ofendido, sendo assim, ele foi ao evento e causou uma grande confusão que resultou na morte de uma das mais belas divindade conhecidas que é Balder. Foi dai que surgiu o boato de que uma reunião com 13 pessoas sempre termina mau.
Brasil escola
Circuitomatogrosso
Oi
ResponderExcluirAchei interessante o poste, várias explicações para a sexta 13
mais para mim eu vejo como um dia normal.
momentocrivelli.blogspot.com.br
Olá Denise, também não acredito muito nesse tipo de coisa.
ExcluirBeijos