Resenha: Réquiem Para a Liberdade - Thiago Lee

Sinopse: 


O livro narra a história de Marko, um ex-escravo liberto que vaga pelo reino em busca de respostas para uma maldição que o assola. Quando ele se aproxima de uma vila de pescadores dominada por um tirano, ele terá que escolher ignorar ou proteger um povo cujo sofrimento se assemelha ao seu próprio passado.

Ficção / Aventura / Fantasia


Thiago Lee no facebook  //  Réquiem para a Liberdade no Skoob



Resenha:

Réquiem pra liberdade é uma obra que aborda um assunto onde podemos esta refletindo em relação aos nossos atos cotidianos. Nesse livro no deparamos com o preconceito, o racismo, a submissão e a busca pela liberdade. 



[...] Liberdade não era algo que podia ser recebida de alguém.


Marko ou Anak'mar é um nagô, filho de escravos que ganhou uma carta de alforria ainda criança, onde foi viver aos cuidados de desconhecidos. Foi na infância que conheceu o Filip, que veio a se torna seu melhor amigo. 

 A obra narra a busca de Marko em trazer a liberdade aos outros como uma forma de honra aquilo que seu pai lhe deu e em descobrir mais a respeito da maldição que é a marca dos Libertos. 

_Uma vez me disseram que aqueles que negam liberdade aos outros não a merecem para si próprio.  

O livro é muito interessante. Além de aborda um tema muito importante, o Thiago soube desenvolver todo o livro de uma forma leve e simples, mas com conteúdo, onde a estória flui rapidamente. Sentir falta de uma descrição mais detalhada de algumas cenas e até mesmo do cenário, entretanto isso não foi algo que comprometeu o contexto ou atrapalhou a imaginar o cenário com o que estava acontecendo nele. Os personagens foram bem trabalhados, cada um tem uma personalidade que retrata algo importante, desde fortes crenças em deuses até violência contra mulheres. 


_As coisas não precisam ser do jeito que são. Se seu marido lhe machuca, não hà vergonha em revidar ou pedir ajuda. _ A cada passo que dava, a respiração de Marko se descompassava.
O Thiago conseguiu abordar vários temas no livro sem torna-lo uma leitura pesada e cansativa. A sinopse também não retrata muita coisa sobre a obra, mas em compensação a capa ficou linda. Outra coisa que gostei bastante é que o livro foi dividido da seguinte forma: Capítulo narrando o que estava acontecendo e Interlúdio que narra cenas da infância de Marko. 


16 comentários

  1. Olá, tudo bem?

    Gostei da resenha.
    Não sabia que o livro aborda tantos assuntos.
    Ótima resenha!!


    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Brenna, que demais!!
    É raríssimo encontrar histórias protagonizadas por negros, ainda mais quando se trata de escravos.
    O que pude perceber com a resenha, é que talvez essa maldição - marca dos Libertos, represente a verdadeira maldição que perseguiu os escravos mesmo depois de terem sido "libertados". Já que, mesmo depois de terem conquistado a liberdade, sofreram com a segregação e continuaram sendo tratados como escravos, propriedades, inferiores.
    Caramba, se for isso mesmo, temos aqui um trabalho que merece muita atenção.
    Gostaria de realizar a leitura desse livro ^^
    Blog sensacional, já estou seguindo <3

    | PSYCHOTECA - tecapsycho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Brenna
    Nunca li um livro assim, então fiquei super interessado. Deve ser uma história bem bonita, sobre luta pela liberdade e luta contra o racismo. Vou ficar de olho.
    E a capa está mesmo muito bonita, e os quotes são ótimos.

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All POP Stuff

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, quando comecei a ler pensei que fosse um enredo beeeeeeeeeem pesado.
    Mas gostei dessa mistura de escravos com aventura/fantasia.

    Beijos, Thay Rocha
    www.leitoranamoda.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oii
    nem conhecia o livro, parece até ser interessante, mas não chamou minha atenção suficiente, mas o que conta e que você gostou e que parece ser uma leitura envolvente.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Só as citações que você colocou no post já me deixou com vontade de ler o livro. Também gostei da sua resenha.
    Me interessei bastante pelo livro, e essa capa é linda!

    beijo
    paperdream-s.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Não conhecia o o livro, parece ser uma fantasia bem interessante, pena o autor ter pecado um pouco em alguns aspectos, mas as vezes uma descrição de cenário excessiva também atrapalha muito.
    Dica anotada.

    www.poyozodannce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi!!

    Esse é um tema muito polemico que envolve vários setores da sociedade por uma questão histórica. Fico pensando, será que ele realmente consegui relata de um ponto de vista sociológico os fatores que envolvem e permeiam atitudes preconceituosas?!
    Esse livro despertou minha curiosidade e quando tiver oportunidade tirarei minhas conclusões


    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Nossa, amei. A premissa do livro me conquistou de cara. E o fato de ter um protagonista negro só me animou mais. Já entrou na minha lista. Poxa, fiquei feliz por conhecer o livro. Uma das melhores dica de hoje, parabéns.

    beijos
    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Da maneira que você disse o autor conseguiu trazer vários temas e assuntos em um único livro, isso me fez ficar curioso para ler.
    O autor é brasileiro?
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Hello!
    Esse livro já está no meu kindle prontinho pra ler (na fila =P)! Ainda não li nenhum livro que aborda a escravidão, sobre tudo da perspectiva do escravo. Então, creio que será bem interessante pra mim, que adoro história.
    (E o template do blog é lindo! Adorei a capa dele, lá no topo <3)
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Olá, Brenna!
    Não conhecia o autor nem o livro, porém a trama me pareceu bastante envolvente. Gosto muito de personagens forte e idealista, que vivem em busca da honra e justiça perante as desigualdades. Estou muito em falta com autores nacionais e vou colocar este livro na minha lista de desejos.
    Um beijo!
    Fê Cardoso
    http://www.baseadoemlivros.com.br

    ResponderExcluir
  13. É sempre bonito ler algo em defesa da liberdade e contra o preconceito e o racismo. Não conhecia a obra, mas achei a premissa muito interessante. Fico feliz que o livro não seja pesado, embora aborde temas de tamanha densidade. Fiquei bastante curiosa em relação ao livro.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  14. Oiee!
    Achei o livro bem interessante e gostei muito dos assuntos abordados por ele,realmente nos traz reflexões.

    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  15. Oie
    não conhecia o livro mas parece ser uma leitura interessante, o enredo é chamativo e sua resenha ficou ótima, bela capa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar a sua opinião!