Resenha: De Olhos Fechados - Lavínia Rocha

Compre aqui
Skoob
Facebook

Sinopse:''Ignorar é a solução”, foi o que pensou Cecília quando alguns papéis beges começaram a surgir no seu quarto, na bolsa e nos seus livros. O que seriam aquelas ameaças e informações sem nexo? Quem estaria mandando? Como se não bastasse, a cada vez que os lê, uma imagem passa em sua mente. Talvez isso pudesse ser menos estranho se Cecília não fosse cega desde o dia que nasceu. Para desorganizar ainda mais sua vida, Tiago – o garoto novo da escola – começa a balançar seu coração e a fazer com que sinta o que ela jamais sentiu. Sua dificuldade agora é acreditar no que sempre tentou passar às pessoas: ser cego não é sinônimo de limitação e tristeza. Entre os desafios do dia-a-dia e da adolescência, Cecília se vê envolvida em um mistério que pode afetar sua vida e de todos os belo-horizontinos, e ela não vai descansar até descobrir – e entender – um grande segredo do passado da cidade que os livros de História jamais ousaram contar.




Resenha:

Hello pessoal! Tudo bem? Vamos a resenha de mais um nacional? Esse livro foi cedido em parceria com a Editora D'Plácido.

Bom, o livro nos apresenta Cecília, uma adolescente de 15 anos que nasceu cega e perdeu a mãe. É uma garota forte, que tenta mostrar a todos que ter deficiência visual não é sinônimo de fraqueza, e que apesar de todo o preconceito que sofre ainda vive em busca de sua independência.

Cecilia possui uma irmã, Luna. que sofre muito com a perca da mãe, apesar de não demostra isso o tempo todo. Ela é simpática, admira a irmã e esta disposta a ajuda-la em tudo o que for preciso, é uma grande amiga, um pouco ciumenta e às vezes um pouco fofoqueira rsrs e curiosa. Bianca, a melhor amiga de Cecilia, que sempre esta disposta a ajuda-la no que for preciso, é brincalhona, e o seu namorado, o Diego, que sempre presenteia Cecilia com livros. E o Renato, pai de Cecilia e Luna, que é um pai protetor, ciumento, que faz de tudo pelas suas filhas.

Sofrer preconceito das pessoas ao nosso redor é péssimo e é crime, mas quando o preconceito que sofremos parte de nós mesmo por não aceitarmos as nossas limitações é bem pior. E é assim que Cecilia começa a agir quando conhece o Tiago, ela tenta afasta-lo, apesar de seus sentimentos por ele, alegando que é cega e é melhor assim, pois ela não quer atrapalhar a vida dele. Porém, o Tiago vê na Cecilia mais que uma garota cega e não se importa com suas limitações, isso não muda que ele gosta dela e ele tenta conquista-la.

E que tal se você mostrasse para um novato perdido o que tem de bom nessa escola? Além de você, é claro...

Gostei muito do livro por trazer uma tema como esse, e mostrar como precisamos de apoio e como as palavras tem poder. É muito importante nos aceitar como somos e nos amar com nossas limitações. A autora soube conduzi muito bem a estória. Usou uma linguagem simples, e muitos diálogos, em alguns momentos me confundi quanto a qual personagem estava falando, mas consegui compreender logo em seguida.

Outra coisa que gostei muito na obra é que a autora não trabalho apenas o romance. Cecilia recebia papeis bejes com algumas coisas escritas, tipo enigmas, as vezes ameaças diretas ou indiretas, porém ela não entendia aquilo e acabou achando melhor ignorar, até que coisas estranhas começam a acontecer relacionado com aquilo e ela sai em busca de descobrir o que aquilo significa e o que representa pra ela.

Passei o dedo pelo papel de novo. Aquilo estava ficando cada vez mais difícil de ser ignorado.

O livro é narrado em primeira pessoa pela perspectiva de Cecilia, e mais no final passa a ser narrado sob a perspectiva do Tiago também. A diagramação ficou ótima, com a fonte em um tamanho razoável, as páginas são brancas, mas não me incomodou em nada. Também não me lembro de ter encontrado erros de gramatica.


21 comentários

  1. Olá Brenna
    fiquei bem curiosa quanto ao enredo e achei legal o fato de não ter foco apenas no romance. Acredito que o leitor consegue compreender muitas mensagens com essa leitura e fiquei bem curiosa quanto aos enigmas. Sua resenha ficou ótima <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Fiquei bastante curiosa depois de ler sua resenha, não costumo ler livros com essa premissa, mas esse em especial me interessou.
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu já conhecia o livro mas nunca o li. Acho que podemos ver muitas mensagens bonitas na história e gostei bastante da premissa. Eu sabia muito pouco sobre o livro e gostei de conhecer mais aqui na sua resenha.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Brenna

    Não conhecia nem o livro e nem a autora. Achei a capa fofa, mas não me interessei muito pela história em si. A protagonista é bem novinha, o que me leva a crer que é um livro mais juvenil e hoje em dia eu não me identifico tanto com histórias assim.
    Porém, para quem curte, parece ser uma ótima pedida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. A capa já é um amorzinho né? Dá vontade de ler só por causa disso. Adorei a premissa e saber que a autora trabalha bem outros pontos, além do romance. Gosto de livros assim!!!
    Quero ler o mais rápido possível.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi amoreca... que capa mais fofinha e que história mais interessante...
    Ainda não conhecia o livro, mais fiquei curiosa pra ler, tanto pelo fato da deficiência física de Cecília, quanto pelo mistério e romance existentes na história.

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Brenna,
    Não conhecia esse livro e confesso que fiquei curiosa em relação ao mistério que ronda o livro. Não tenho dúvidas que palavras tem poder - e elas são muito poderosas, diga-se de passagem. O apoio é totalmente necessário em uma situação assim.
    Anotei a dica de leitura.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu não conhecia essa obra e adorei a premissa!
    Acho que o livro trata de uma temática bem importante e com certeza deve trazer reflexões para o leitor.
    Gostei de saber que o livro possui vários diálogos e que a autora tem uma escrita de fácil compreensão, além de trabalhar outros pontos além do romance.
    Fiquei curiosa sobre os enigmas nos papeis.
    Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Eu não conhecia o livro, mas parece ser interessante.
    A temática é algo que acho bem importante hoje em dia. Principalmente porque muitas vezes, igual a personagem principal, a própria pessoa que "acaba" com si.
    O que mais me chamou a atenção foi a relação dos envelopes beges. Fiquei bem curiosa, mais até do que o romance.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Pelo que você falou, esse é o tipo de livro que me agrada. Eu gostei do enrendo, sabe? A menina é cega, perde a mãe e, talvez de forma impensada, pratica um preconceito contra si. Tenho certeza de que é uma história ótima e fiquei ainda mais curiosa para conhecê-la sabendo que o romance é apenas um dos tópicos abordados pela autora no livro.
    Adorei!
    Historiar

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro e apesar da resenha mostrar ser um enredo interessante, não seria um livro que eu leria no momento. De qualquer forma, obrigada pela dica.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Oie...
    Não conhecia a obra, mas, já estou mega curiosa aqui... Achei legal a autora não focar somente no romance, pois, assim podemos ter algum tipo de aprendizado.
    A premissa me atraiu bastante e com certeza irei ler.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Achei bem interessante a construção da história. Não esperava que o livro abordasse essa temática e achei curioso. Quero saber mais sobre a personagem e entende-la também. Adorei a sua resenha, levantou os pontos certos, principalmente que a autora não trabalha só o romance. :)

    beijo!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Nossa, amei a resenha. Me parece ser uma história que contem mistério e romance, e diversas formas em que o amor é expresso (família, amigos, etc.). Com certeza é uma daquelas histórias que realmente valem a pena ler.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  15. Oi
    eu gostei do livro também, apesar de ser cega a protagonista não se deixa abater e se mete em confusões

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá.

    Que livro interessante! Eu nunca li nenhum livro em que o protagonista tinha alguma deficiência. Eu nunca tive nenhum interesse, sabe? Mas agora lendo sua resenha fiquei super interessada em ler o livro. Imagino a dificuldade q deve ser viver assim e é animador quando a pessoa não se abate e continua vivendo normalmente. Gostei bastante da premissa e espero ler em breve.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Nossa, eu não sabia desse livro! Mas vou deixar para uma outra hora. Mesmo com uma trama bem interessante, ainda não me senti tentada a ler o livro. Talvez em outro momento, eu tenha a oportunidade de pegar o livro na mão, e mude de ideia.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  18. Achei algumas bem interessantes nesse livro. Acho que é muito bom que se discuta a questão das limitações, pois geralmente, as pessoas tendem a ignorar problemas do tipo. Também gostei muito o fato da protagonista ser uma portadora de necessidades especiais. Aliás, simpatizei muito com ela. A sua resenha despertou em mim uma grande vontade de realizar essa leitura. Tentarei fazer isso em breve.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Já li livros com protagonistas cegos, mas não são muitos livros que trazem isso e eu acho bacana, por isso fiquei animada. O romance dos personagens parece ser bem bonito de acompanhar e apesar de gostar de romance, fico feliz em ver que a autora não focou só nisso.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  20. Um romance entre uma adolescente cega de nascença e um rapaz certamente dá uma belíssima história por si só! Mas misturar com "giallo" (filme de suspense italiano envolvendo geralmente assassinos em série com luvas pretas e tramas beirando a insanidade) foi algo que me fez pensar que eu realmente quero ler esse livro. Poderia me dizer onde o encontro?
    Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar a sua opinião!