Entrevista com Lavínia Rocha

Facebook
comprar livros
Skoob



Lavínia Rocha nasceu dia 24 de maio de 1997, é mineira de Belo Horizonte. Concluiu o ensino médio em 2014 no colégio Santo Antônio. Publicou em 2010 o seu primeiro livro, Um Amor em Barcelona, e em 2014, de Olhos fechados.












Hello pessoal! Tudo bem? Hoje trago uma entrevista com a autora Lavínia Rocha. Espero que gostem de conhecer um pouquinho mais sobre ela.

1. Olá Lavínia, tudo bem? Você poderia falar um pouco sobre você?

Eu sou uma pessoa bastante espontânea, comunicativa e risonha. Gosto muito de me envolver em lutas de minorias (especialmente a luta negra e a feminista), seja lendo, debatendo ou atuando. Sou movida pelos meus sonhos, inspirada por situações a minha volta e praticamente tudo me diverte; sair e viajar com amigos, dançar, ler, assistir a séries e filmes...
Tenho uma personalidade forte, sou bastante crítica e argumentativa e defendo com unhas e dentes aquilo que penso. Mas estou sempre com a mente aberta para novas opiniões.




2. No livro de olhos fechados usou uma protagonista que possui deficiência visual. Como foi trabalhar com essa protagonista? E como surgiu a ideia de cria-la? Teve alguma dificuldade em trabalhar com esse tema?


De olhos fechados foi o livro mais difícil que já escrevi. Envolveu muita pesquisa (sobre a deficiência, a sociedade e Belo Horizonte, o cenário principal do livro). A ideia veio do nada. Escolhi o nome “Cecília” para a principal e, ao olhar o significado, vi que era “menina cega”. Então comecei a ler sobre o assunto para embasar minha personagem.


3. Como você se inspira pra criar os personagens? Eles são baseados em alguém que conhece, ou algum personagem?

Crio as características de acordo com o que planejo para a história, mas várias coisas são inspiradas de amigos e familiares, não tem jeito (risos). Também costumo misturar características minhas e de outros personagens também!


4. Com quantos anos percebeu que queria ser escritora? Quais foram as principais dificuldades encontradas pelo caminho?

Escrevi Um amor em Barcelona aos 11 anos, mas não conseguia me imaginar como escritora (para mim só pessoas mais velhas poderiam ser). Mas quando tinha 12, mostrei a história à minha amiga, que insistiu que eu poderia sim publicar um livro. A partir do apoio dela e da minha família, comecei a cultivar esse sonho. Acredito que as principais dificuldades envolvem encontrar uma editora e divulgar o livro.


5. Quando esta escrevendo tem alguma mania, como por exemplo, escrever ouvindo música.

Com De olhos fechados e com uma outra história (que não foi publicada), tinha a mania de escutar músicas específicas, mas em geral não tenho manias. Só preciso de um lugar mais silencioso e também não consigo escrever com alguém do meu lado lendo tudo (fico tímida, haha).


6. Caso tivesse que criar uma trilha sonora para os seus livros, quais seriam as músicas que não poderiam faltar?

Sou pouquíssimo ligada à música, escuto o que toca na rádio (risos), mas a minha música preferida é “Dois Rios”, do Skank. Era a música que eu não parava de ouvir ao escrever De olhos fechados.


7. O que os leitores de Entre 3 Mundos podem esperar da continuação?

Mais detalhes sobre o funcionamento dos mundos, choques culturais, amadurecimento da personagem, muitas tretas (hahaha, ninguém vive sem, né?) e novos aprendizados para a Lisa!


8. Qual a sua mensagem para aqueles que sonham em seguir carreira como escritor.

A mais importante de todas é clichê, mas juro que é real: NÃO DESISTA! Por mais que pareça impossível, corra atrás, tente de outras formas, seja criativo! A carreira pode parecer cansativa e difícil demais, mas tenha foco e siga lutando!

21 comentários

  1. Olá
    Adorei poder conferir a entrevista, especialmente porque não conhecia a autora e nem seu trabalho. A mensagem final dela ficou incrível e é isso ai mesmo, não desistir! Quero muito ler De olhos fechados.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Conhecia a Lavinia, e me identifiquei muito com a personalidade dela! Ela é muito fofa, adorei saber mais sobre a autora e suas obras.
    Beijos, Lari.
    segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu acho que já tinha ouvido falar da autora e do 3 mundos! :) E fiquei bastante curioso! Para alem disso, gostei de saber mais sobre ela! :)

    QUe bom que par a acontinuaçao se pode esperar amadurecimento dos personagens e novas lições para Lisa assim como mais informações sobre o mundo criado! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Que bacana essa entrevista. Não conhecia a autora, nem seus livros, mas fiquei muito curiosa para conhecer depois desse entrevista, ainda mais sabendo que envolveu bastante pesquisa. Adoro autores que pesquisam para escrever. Muito legal mesmo! Haha

    parabéns!

    bj

    ResponderExcluir
  5. Olá Brenna,
    Não me lembro de conhecer a autora, mas gostei muito de conhecer um pouco sobre ela e achei as respostas bem inteligentes.
    Adoro essa música do Skank e adorei saber que ela ouviu enquanto escrevia esse livro - vou pesquisar sobre o livro.
    É muito difícil encontrar uma editora e trabalhar na divulgação de um livro.
    Parabéns pela entrevista.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Oi
    eu só li um livro dela que foi entre dois mundos e achei bem envolvente e legal por ter colocado uma deficiente visual como protagonista, gostei da entrevista e estou louca para ler entre 3 mundos.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Como eu não conhecia a autora? Moro perto de Belo Horizonte e sempre vou em eventos literários, mas enfim fiquei muito feliz de conhecer um pouco mais e fiquei cheios para conhecer um pouco mais do livro da minha conterrânea.Desejo a ela todo sucesso do mundo❤ Adorei as respostas.Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia a autora e adorei as respostas dela. Fiquei mega curiosa para ler a historia Um amor em Barcelona, porque a Espanha é o meu sonho de consumo na vida.
    Mega simpática e carismática!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Desconhecia a autora e gostei muito de saber mais sobre ela e suas obras.
    Fiquei bastante curiosa para conferir De olhos fechados pois se trata de uma protagonista com deficiência visual e quero muito saber como ela conseguiu retratar isso.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Ela gosta de Skank e é mineirinha, já me conquistou <3
    Fiquei com vontade de conhecer o livro De olhos fechados, parece ser bem construído e a temática da deficiência me interessou. Parabéns pelo espaço ao trazer novos autores para conhecermos, amo a literatura nacional e creio que devemos valoriza-lá cada vez mais.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  11. Eu já conhecia o livor e a autora através de redes sociais, tenho uma grande curiosidade com o livor e agora que conheci um pouco mais da autora, posso dizer que fiquei ainda mais. Achei muito bacana e simpática através das respostas e eu gostaria de ler não só esse livro (De olhos fechados) mas também outros livros que ela publicar.

    ResponderExcluir
  12. Oie
    Tudo Bom
    Adorei conhecer um pouquinho da sua parceira é sempre bom conhecer um pouco mais dos autores nacionais eu ainda não conhecia a autora espero ver muitas resenhas dela por aqui vou aguardar.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  13. Oi Brenna!
    Eu não conhecia a Lavínia, e pela entrevista ela parece ser uma graça! É sempre bom conhecer as parceiras um pouco mais. Eu sempre imagino que os personagens dos livros são construídos de acordo com as pessoas com quem convivemos, e, tal como a autora relatou, eu estava certa. Gostei de conhecê-la!
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia a autora Lavínia, mesmo morando tão pertinho de Belo Horizonte! Só pela primeira resposta dela já me identifiquei bastante com a autora, ela parece ser um amor de pessoa. Fiquei bem surpresa ao ver que ela já tinha escrito um livro completo aos 11 anos, enfim, quando a pessoa tem talento não importa a idade. Adorei a entrevista!

    ResponderExcluir
  15. Que fofa a autora, adorei a entrevista e já conhecia e quero ler o livro três mundo e agora estou curiosa também para saber mais sobre "de olhos fechados", irei pesquisar mais sobre a autora, bjs

    ResponderExcluir
  16. Oieee, tudo bem? Gente que querida essa autora! Já super me identifiquei com ela (também luto por minorias). Bacana a entrevista porque eu não conhecia a obra dela e agora quero muito ler "de olhos fechados". Bjão

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Não conhecia a autora, mas tão novinha e ja com duas obras publicadas? Parabéns pra ela, em!!! Bom, eu gostei das descrições que ela fez sobre a sua personalidade e me identifiquei em algumas partes, por isso simpatizei bastante com ela kkkk E fiquei curiosa com a obra que a personagem é cega, pois não é algo que aparece com frequência em livros. Enfim, sucesso para ela o/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. A autora parece ser uma pessoa inspiradora. Eu não conhecia ainda mas me interessei pelo livro Olhos Fechados. Tive uma experiência com um livro que trata a deficiência visual e achei uma maravilha. Acredito que seria assim com esse também.
    P.S. Também amo a música Dois Rios rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oie Brenna! ^^
    Sempre é bom ler entrevista como a sua com a autora Lavínia, ainda não a conhecia e agora que li a entrevista já me sinto mais próxima da autora e estou bastante curiosa para ler de Olhos Fechados, que traz uma personagem com deficiência visual, algo que até o momento não havia lido em nenhum livro.

    Beijos e até logo! ;)

    ResponderExcluir
  20. Oi
    Não conhecia a autora, mas adorei a entrevista.
    Começou a escrever bem novinha e já com uma temática forte. Interessante falar sobre deficiência visual e tal. Ela me pareceu bem simpática e otimista. Anotei a dica do livro para pesquisar depois ;)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  21. Eu amo entrevistas, e a obra dessa autora chama minha atenção, espero que meu exemplar chegue logo. Me identifico com ela, também adoro apoiar alguns movimentos e defendo minhas ideias, imagino a dificuldade de escrever um livro com uma personagens que tem deficiência visual, necessita de muita pesquisa. Espero que a continuação continue sendo boa e com mais aprofundamento.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar a sua opinião!