"Prince Of Thorns" de Mark Lawrence

Oi gente, hoje eu vou falar de Prince Of Thorns do Mark Lawrence, um livro de dark fantasy e ficção cientifica que ganhou meu coração nas primeiras páginas. Prince Of Thorns é o primeiro da Trilogia dos Espinhos, tem 360 páginas e é a primeira obra publicada do autor, dai você já tem um surpresa porque a escrita é magnifica e não parece de iniciante (tenho certeza que ele tem pilhas de livros ruins que o fizeram pega o jeito porque se não tiver eu não sei de mais nada, é inacreditável tamanha idoneidade de primeira, imagina quando ele for todo cheio de experiência, vai dominar o mundo da literatura e o padrão de qualidade vai ser baseado em Mark Lawrence: nossa sua escrita é tão Lawrence! rsrsrsrsrs). 




Ainda criança, o príncipe Honório Jorg Ancrath testemunhou o brutal assassinato da Rainha mãe e de seu irmão caçula, William. Jorg não conseguiu defender sua família nem fugir do horror. Jogado à própria sorte num arbusto de roseira-brava, ele permaneceu imobilizado pelos espinhos que rasgavam profundamente sua pele, e sua alma.O príncipe dos espinhos se vê, então, obrigado a amadurecer para saciar o seu desejo de vingança e poder. Vagando pelas estradas do Império Destruído, Jorg Ancrath lidera uma irmandade de assassinos, e sua única intenção é vencer o jogo. O jogo que os espinhos lhe ensinaram.



Não posso falar muito sobre a história sem dar spoilers, todo o desenvolvimento é baseado em pequenos detalhes e os períodos em branco que escondem segredos a cerca de elementos importantes para o quadro geral. Esse é um livro que deve ser lido com muita atenção para que possa fazer sentido e para que você pegue as ligações entre os fatos do passado com o presente e o papel de cada pessoa na história, um nome citado no primeiro livro é ressaltado no terceiro, coisas que acontecem no segundo são explicadas no terceiro, pequenos detalhes do primeiro e segundo livro relevam uma bomba no terceiro. Detalhes são tudo. Para o encaixe perfeito a narrativa é separada em dois tempos, presente e passado, sendo o ultimo intitulado "Quatro Anos Atrás" e ambos em primeira pessoa do ponto de vista da personagem principal. 

O autor nos coloca num cenário medieval pós apocalíptico que é desvendado aos poucos de acordo com a perspectiva da personagem ante o mistério que o passado representa e como isso pode influenciar a guerra centenária. Era uma vez um grande Império que foi destruído e dividido em 100 partes a 100 anos atrás , e cada uma delas quer o domínio sobre as outras 99 sem nunca conseguir um resultado decente por tempo suficiente. Jorg é o príncipe de um destes cem reinos e é também líder de um bando de assassinos que vaga atualmente pela Estrada dos Cadáveres matando, pilhando, estuprando e incendiando.  

Para o príncipe a guerra e tudo relacionado a ela é um jogo como o xadrez e as pessoas não passam de peças que ele deve manipular para chegar a onde quer. De cara percebemos que Jorg não é bonzinho (se você tem um forte crivo para moralidade ao qual submete todas as personagens não irá se apegar a ele nem a esta leitura) e que está determinado a conseguir a coroa do Império (um fato incontestável é sua competência para isso). Nesse livro Jorg é um garoto imaturo e cruel, extremamente inteligente com um passado traumático que só conhecemos por completo no terceiro livro da trilogia (e ele é um sociopata, só pra não dizer que eu não deixei a índole dele clara o suficiente).




Os irmãos de bando do Jorg são as pessoas mais próximas a ele, e você esperaria que fossem apenas um monte de homens cruéis sem escrúpulos mas cada um tem uma personalidade e um papel no enredo a se desenrolar.  As personagens são muito bem construídas e todas possuem algum grau de complexidade, ninguém é simplesmente uma única coisa, todas tem um passado de fatos que as moldaram e ao longo da trilogia as camadas vão sendo reveladas ao mesmo tempo em que outras são adicionadas. Esse é um dos melhores aspectos da história, as personagens que a constitui evoluem com ela de forma muito humana mesmo sendo um cenário fantástico/cientifico.




As cenas de ação são algo digno de nota, não por serem tão bem descritas que são quase gráficas mas pela forma como elas se desenrolam e como o Jorg lida com isso (esse cara é um gênio estrategista, o MELHOR). O quesito romance é totalmente secundário (ou terciário), em Prince Of Thorns ele ta ali quase só por estar mas de novo o lance dos detalhes, na hora você não percebe mas essa coisa fajuta que quer se passar por romance é fundamental lá na frente.

O livro me pegou quando percebi que o Jorg era praticamente vilão e que essa seria uma leitura de se agarrar em cada palavra, no começo ela quase não andava porque eu parava o tempo inteiro para apreciar determinada frase e tive que me obrigar a diminuir a quantidade de vezes que isso acontecia se quisesse acabar logo e eu queria o final desesperadamente. Também adoro as frases sobre os Irmãos entre um capítulo e outro e as dicas que elas dão sobre os próximos acontecimentos.

Algumas pessoas dizem que o livro é complicado de entender mas eu não tive dificuldade alguma e acredito que aqueles que estão habituados ao estilo também não terão, escutei também que algumas pessoas não conseguiam captar o que o autor queria para a personagem, e o que eu vejo é o amadurecimento do Jorg ao longo da jornada em direção ao trono do Império e como ele lida com seus demônios e se torna uma pessoa melhor e consequentemente um líder melhor.


Autor Desconhecido (caso veja isso senhor (a) por favor se identifique e eu lhe darei os devidos créditos)


Prince Of Thorns não é um livro fácil mas ele te conquista pela trama bem bolada, pela construção da história e dos personagens, pela falta de pudores da escrita, pelos mistérios e mais uma vez, pelos detalhes. 

A Trilogia dos Espinhos se tornou uma das minha favoritas no gênero fantasia e eu pretendo ler os próximos livros do autor sem deixar passar um (se ele publicar a lista de supermercado, eu vou lê).






42 comentários

  1. Adoro esse tipo de livro! Resenha muito bem desenvolvida, gostei d+!
    wwww.playmymind.com.br

    ResponderExcluir
  2. Waaaa, não canso de ler resenhas sobre essa série. Ainda não a li, mas já a adquiri inteira (rs). Quero muito conhecer esse protagonista que parece nos conquistar e surpreender durante o seu desenvolvimento. Eu gostei muito de você destacar o cenário pós-apocalíptico medieval. Acho que vou amá-lo! (rs)

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Héllen,
    Muitas pessoas já me falaram que esse livro não é fácil de entender e que precisa de atenção para ler. Acho que essa atenção é exigida pelo fato de muitos acontecimentos precisarem ser pegos durante a leitura, sabe?
    Fiquei bem intrigada com a leitura, pois o livro parece ter te conquistado para valer e a leitura parece ser muito agradável.
    Vou anotar a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse, são os detalhes que você tem de pegar porque se não fica perdido. Tomara que você leia e que goste.

      Excluir
  4. Nossa, esse livro parece diferente de tudo o que eu já li. Eu tenho corrido demais de começar novas séries, principalmente porque a minha paciência pra ler todos os livros vai diminuindo. Porém, essa história me pegou de jeito. Ficção científica e fantasia juntos? Cenário pós apocalíptico e medieval? Gente, esse livro parece ser uma mistura louca, mas muito bem feita. Curti muito.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Já ouvi muitas opiniões positivas sobre esse livro, mesmo ele não sendo um livro fácil de entender, ainda assim não é uma trama que me cativou mesmo sendo, aparentemente, muito bem escrito e elaborado. Acho que a correria do dia a dia já é tanta que, ao menos no momento, tenho procurado livros menos densos para ler, com histórias mais leves.
    Sua resenha ficou ótima, parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá amore!
    Não curti muito a capa desse livro pra ser sincera! E o gênero não faz é um estilo que eu aprecie muito, masss...
    Legal que você tenha gostado do livro e que “as palavras tenham te agarrado”. Já aconteceu isso comigo de ficar pensando na frase e não sair da primeira página rsrrsrs...
    Parece se tratar de um livro muito bom!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é pra quem gosta do gênero mesmo e realmente amei o livro.

      Excluir
  7. Eu ainda não conhecia mas já fiquei super interessada. Esse enredo me chamou atenção e parece ser bem do jeito que eu gosto. A trama parece ser bem desenvolvida e acho que eu leria bem rapidinho, de tão curiosa que fiquei agora com a tua resenha. Achei a capa muito bonita e espero ler em breve para matar minha curiosidade. Com certeza é uma história complexa, essa é a ideia que eu tive, mas que ao ler tudo deve se tornar tão natural!

    ResponderExcluir
  8. Também me apaixonei pelo livro logo nas primeiras páginas. Fiquei passada com o Jorg e sua engenhosidade e inteligência, e com tão pouca idade. Este mês quero ler o último volume, ansiosa por isso.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu desenvolvi um sério caso de paixonite pelo cérebro dele.
      Parei na metade do terceiro porque juntei umas dicas e descobri o mistério que é o centro do livro e ainda não me recuperei do choque, eu dando spoiler a mim mesma.

      Excluir
  9. Olá, tudo bem? :)
    Faz pouco tempo fiz resenha desse livro também no meu blog, mas nossas opiniões não poderiam ser mais diferentes. Eu odiei esse livro! Meu Deus, entrou para os piores livros que eu li na minha vida inteira e que me deixou mais irritada por ter lido e por ter comprado. Mas gosto são gostos não é verdade? Se quiser percebe rum pouquinho melhor o porque eu não gostei, pode procurar lá no blog.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nem consigo conceber esta ideia! vou dá uma olhadinha sim, porque sem mais delongas não sou capaz de compreender!

      Excluir
  10. Oi oi,
    Eu nunca parei pra prestar a atenção nessa trilogia. Pensei que seria algo besta, ou muito violenta. Mas me enganei FEIO, adorei o enredo e a construção dos personagens.

    A história tem uma premissa ótima, e se ela se desenrolar (Como você disse) durante a trilogia, vai ser ótima para o leitor.

    Vou procurar pelo Box, tanto inglês como português (Se achar 😢)

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se tem box mas a Darkside já publicou os três aqui no Brasil.

      Excluir
  11. Oie,

    O livro me pareceu bem estrategista, principalmente quando voc~e trouxe a comparação com o jogo de xadrez. Evidencia muito bem a importância de se realizar uma leitura interpretativa. ALgo ruim para mim é atentar aos pequenos detalhes. Quando li o livro Trama me senti altamente perdida. E eu sinto falta dessa sensibilidade em mim. Quero estar mais atenta aos detalhes. Mas gostei quando vc pontuou que a estória está enveredada por segredos.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o Jorg tudo pode ser remediado com uma boa estratégia, isso foi uma das coisas que me encantaram no livro.

      Excluir
  12. Olá! tudo bem?
    Já vi esse livro e acho a capa muito atraente, mas por ser fantasia, não me interessei pela leitura, apesar de sua resenha me dizer que é um livro que vale a pena ser lido. Mesmo não sendo o tipo de livro que costumo ler, não descarto totalmente a possibilidade de não ler. Como comprei esse livro para o meu filho, pode ser que leia! parabéns pela resenha!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Converse com seu filho e peça opinião, se ele acha que você vai gostar. Muito Obrigada!

      Excluir
  13. Hey, tudo bem? Gostei muito da tua resenha e saber tua opinião sobre esse livro. Sempre leio vários comentários positivos sobre essa trilogia, mas como é de um gênero que não leio tanto acabei não ficando muito interessada na leitura. Mas acho que iria gostar desse enredo, achei bem original.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Quem sabe um dia o gênero te atraia mais?

      Excluir
  14. Oiee ^^
    Eu tenho visto resenhas bem divergentes a respeito deste livro, então estou meio perdidinha aqui...haha' leio ou não leio? Não é o tipo de livro que eu costumo ler, ficção científica e dark fantasy não são dos meus gêneros favoritos, mas de vez em quando é bom variar, né? Eu estou curiosa para conhecer essa história, confesso, mas não quero sofrer aguardando continuação...kkkkk' já sofri tanto por continuações que não saiam *-* Enfim, acho que vou aguardar os outros livros serem lançados antes de mergulhar na leitura deste, mas espero gostar da história também.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os três livros já foram lançados no Brasil pela Darkiside, e acho que essas opiniões contrárias é pelo gênero, não é uma leitura simples e leve e nem o tema é fácil, não são todos que aguentam dark fantasy e/ou se atentam a pequenas coisas.

      Excluir
  15. Olá,

    Apesar de essa ser a primeira resenha que leio sobre o livro, ele já está na minha wishlist há um bom tempo. Tudo porque passeando pelos sebos da cidade dei de cara com esse livro, e gostei super da sinopse. Não é um gênero que leio muito, mas é sempre bom dar uma variada. Espero lê-lo em breve.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Confesso que esse não é o meu tipo favorito de livro, até gosto de enredos sanguinários, mas não curto histórias com um tom medieval. Tive a impressão de ser aquelas séries que é cheia de segredos, que se lermos mil vezes, encontramos mil novos segredos, haha. Adorei a resenha bem humorada e sua empolgação, espero que leia logo a continuação e nos conte o que achou ;)
    Beijo

    http://capsuladebanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Pra mim só falta metade do terceiro mas pretendo resenhar sim.

      Excluir
  17. Esse é um daqueles livros que tenho desde o lançamento e ainda não li, e isso é praticamente imperdoável. Todas as críticas são positivas, e a sua só me deixou com mais vontade de ler ainda. Só queria pedir pra você no próximo post deixar as imagens um cadinho maiores. Ia facilitar e muito.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  18. Oie
    Confesso que histórias medievais não me atraem tanto. Mas você demonstrou gostar tanto, que me deixou interessada. Ainda mais que parece ser uma trama bem inteligente e com os pontos bem amarrados.
    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Olá Héllen! :D
    Esse é um livro que nunca consigo me decidir se quero ou não ler, a história dele me chama muita atenção e as capas sempre me deixam curiosa para conhecer os personagens, mas acabo nunca adquirindo ele o que me deixa incomodada e em dúvida sobre querer ler ou não. Por esse não ser um gênero que eu costumo ler, acredito que cause essa dúvida, mas sempre é bom se arriscar em leituras novas e em gêneros que não estamos acostumados.

    Beijos e até logo! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começa a ler em ebook e se gostar compre, assim não tem erro.

      Excluir
  20. Olá Héllen,
    Adorei sua resenha, me lembrou de duas sagas que adoro, Trono de Vidro e a Saga do Império.
    Achei interessante a ideia do protagonista ser um vilão, afinal como torcer pro cara malvado 🤔. No entanto é maravilhoso ver o amadurecimento e crescimento do personagem. Já anotei na lista de desejados.
    PS: Amei a capa.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada! E é tão tão tão bom encontrar uma fã de TOG!

      Não sei como é não torcer pelo vilão, são poucos os livros em que eu não os amo, TOG um desses até Queen Of Shadows, meu coração amoleu.

      Não demore para lê não.

      Excluir
  21. Oii, tudo bem?
    A editora Dark side capricha nessas edições né, marvilhoso o trabalho da capa. Ainda não tive a oportunidade de ler os livros desse autor, mas ouço muita gente falando só maravilha deles, estou curiosa para ler.
    Adorei o post, parabéns
    Bjs
    Leituras da Mary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darkside tem um lugar bem especial no meu coração!

      Muito Obrigada e mate a sua curiosidade!

      Excluir

Obrigada por deixar a sua opinião!