O Presente Do Meu Grande Amor - Doze Histórias de Natal

Oi pessoinhas, Feliz Natal! Para combinar com o clima de fim de ano eu resolvi fazer uma resenha de um livro dedicado a época, O Presente do Meu Grande Amor é uma coletânea de contos organizada por Sthephanie Perkins e que conta com outros onze autores. Entre eles Holly Black, Gayle Forman, Jenny Han, David Levthan, Rainbow Rowell e Laini Taylor.



Os autores se mantiveram fieis aos seus estilos literários e os contos são completamente independentes e apesar de ao final de cada um eu ter desejado um livro para as personagens fiquei muito contente com os desfechos. Todos os contos possuem romance em alguma medida e um bom número deles também é do gênero fantasia (<3<3<3); são bem escritos, criativos e bem desenvolvidos, cada conto abrange uma quantidade de tempo diferente, alguns são de Ano Novo outros de Natal e ainda há os que falam de Ano Novo e Natal.

Na classificação do Skoob o livro recebeu 3.9 mas eu dei 4.5 (nota rara no meu perfil, sou chata), lançado em 2014 pela Intrínseca com 352 páginas é um livo rápido cuja leitura pode ser atrasada caso o leitor se apegue aos personagens e tiver dificuldade para iniciar as demais histórias. Eu li na ordem em que foram compilados mas os contos não possuem ordem cronológica. 

As histórias me cativaram em diversos níveis, todos eles positivos, os favoritos foram o 4°, 5°, 8°, 9° e 12°, mas os de Ally Carter, Kierten White e Rainbow Rowell conseguiram um lugar de destaque. Também contribuíram para a obra Myra McEntire, Kelly Link e Matt De La Peña. 

Um livro leve e agradável mas que traz críticas sociais, abordando temas como homossexualidade, racismo, trabalho infantil, conflitos familiares diversos, classes sociais e amores impossíveis. Ninguém perde por lê-lo.

27 comentários

  1. Olá,

    Eu não costumo ler contos, mas pretendo mudar isso. Gostei muito de ler suas impressões sobre a obra, legal saber que os contos são bem divertidos e sempre possuem uma dose de romance. Legal também saber que há vários assuntos envolvidos, o que sem dúvidas enriquece as histórias. Dica super anotada.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Eu ja conhecia esse titulo e faz tempo que gostaria de poder conferir também. Por mais que não leia muitos contos, esse me chama a atenção justamente por conta do cenário explorado e das demais caracteristicas em destaque em sua divulgação. Acredito que deve ser ainda mais marcante por conta das temáticas em cada um.
    beijos, Fer
    Www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Héllen, tudo bem?

    Estou com o livro em casa desde a bienal. Até peguei para lê-lo neste fim de ano, mas acabei me perdendo, como sempre, rs.
    Fica para 2017.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sério que esse livro tem mais de 300 páginas?! Deus, eu não imaginava que fosse tanto, ainda mais para um livro de contos. Desde que bati o olho nessa capa, eu adorei e venho querendo ler faz algum tempo. Adorei saber a sua opinião, ainda mais que você é "chata" hahaha.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Tenho esse livro na estante há algum tempo e admito que o comprei mais pelo valor baixo do que pela vontade de o ler, pois como você disse costumam dar uma nota baixa a ele nas maioria das avaliações e esse foi um ponto que me desanimou, mas gostei muito de saber que a maioria doa contos possui personagens aos quais o leitor se apega e adorei e que há contos que vão mais para o lado da fantasia, pois adoro esse gênero. Mas o que me arrebatou mesmo foi saber que o conto da Rainbow Rowell se destacou, já que ela é uma das minhas autoras favoritas ease fato me animou bastante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar no livro, e apesar de não gostar de contos, alguns me chamam atenção igual a esse que tá na minha lista há séculos (pode ou não pode ser por causa de alguns autores, haha).
    E saber que essa nota que você deu é rara, fiquei mais curiosa ainda!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu achei super interessante a ideia do livro, mas nunca o li, em 2016 bem dizer nem comprei livro, só ganhei das editoras e não tenho parceria com essa. Mas anotado para o próximo ano.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    tenho visto resenhas sobre este livro em alguns blogs, a capa me chamou bastante atenção, mas ao saber que os livros são contos, perdi o interesse.
    Além disso, acho uma temática pesada para meu momento de vida, enfim, espero que tenha gostado.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá. Apesar de gostar da proposta desse livro em si eu não sou uma pessoa muito fã de contos. Li alguns esse ano é sempre fica aquela mesma sensação que está faltando algo, que a história poderia render um pouco mais. Vou dar uma chance a esse livro, porém mais adiante. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    Essa época parece que todo mundo começa a ler esses livro com temas natalinos. Morro de vontade de ler, mas nunca surge a oportunidade. Adoro contos e agora vai sair um desses só que com histórias no verão então vou aproveitar para já garantir os dois juntos.
    O único problema é por ser contos acabamos sempre querendo mais, quando nos envolvemos com o personagem.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  11. Olá Hellen,
    Você teve mais contos que te agradaram do que a mim. O eu preferido é o da Ally Cartes e o 12º não me agradou em nada, achei bem bobinho, infelizmente.
    Agora, no quesito, criatividade o livro ganha nota mil hahah.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem por aí?

    Este livro parece ser ótimo. Eu iria colocá-lo no Natal Literário do blog deste ano, mas resolvi deixá-lo para o próximo. A cada resenha que leio dele, mais tenho vontade de lê-lo. Os autores dos contos também são ótimos e eu conheço as obras de vários deles. Sua resenha ficou ótima, parabéns!

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Oie,
    Amo livro de contos e juntando isso a capa maravilhosa desse livro, estou querendo muito ele. Com certeza já está na lista para comprar em breve.

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro mas adoro livros de contos principalmente para intercalar com leituras mais intensas. Eu quando leio um conto sempre acabo querendo um livro dele. Acho que é natural de todo leitor querer saber mais de uma história.
    Dica anotada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Como comentei noutra resenha que vi, acho os contos quase em sua maioria medianos, fiz a leitura ano passado. Não foi algo que me surpreendeu, foi uma boa leitura
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  17. Como comentei noutra resenha que vi, acho os contos quase em sua maioria medianos, fiz a leitura ano passado. Não foi algo que me surpreendeu, foi uma boa leitura
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  18. Oie
    o que mais gostei no livro quando li foia parte justamente das criticas sociais, porém eu esperava um pouco mais de alguns contos, me decepcionei um pouquinho mas é uma bela escolha para ler no natal

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Helen

    Eu só lembro desse livro no final do ano, pois muitos blogs começam a resenhá-lo especialmente para essa epoca. Eu não me interesso muito porque não faço leituras temáticas e não curto nenhum dos autores...

    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Tenho este livro em mista listas de leituras de 2017. Não necessariamente irei lê-lo no Natal, eu acho! Tô encarando esse livro como uma boa pedida entre leituras, naquele momento de ressaca literária por abordar um tema sobre o qual pouco leio: Natal. Acredito que irei gostar dele. Bexitus livrescos!

    |amorlivresco.wordpress.com|

    ResponderExcluir
  21. Oi, Héllen!
    Costumo torcer o nariz para contos são narrativas muito curtas que não me agradam tanto, mesmo esse livro talvez me agrade por ter contos de autoria de algumas autoras que gosto bastante. Talvez dê uma chance a leitura.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  22. Oiee ^^
    Eu nunca consigo ler um livro "de Natal" perto do Natal...haha'
    Estou querendo ler este desde que ele foi lançado, pois muitos dos meus autores favoritos estão no meio, então as expectativas estão altas. E eu estou curiosa para ver se eles vão me surpreender...haha'
    Fico feliz em saber que gostou :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Adoro realizar leituras de Natal no Natal hahaha Perdi de comprar esse livro que estava apenas R$4,99 na saraiva uma época. Adorei saber que os autores conseguiram escrever contos ainda no seu estilo de escrita, e acredito que por ter tanto estilos diferentes tenha se tornado realmente uma leitura muito prazerosa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Olá, grato por trazer essa resenha, sempre quis saber mais do livor em questão que reunia contos de autores que gosto de ver nos livros. Vejo que todos ficaram bem desenvolvidos com começo, meio e fim e isso me deixa animado para lê-l. Afinal ai temos uma boa seleção.

    ResponderExcluir
  25. Oi,
    Estou com esse livro aqui pra ler, confesso que comprei ele por ser de contos e ter uma época tão linda que é o final do ano.
    Ele está na minha meta desse ano, acredito que será uma leitura muito boa, ainda mais depois de sua resenha, meio que anotei os contos favoritados.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Não sabia que a obra era uma coletânea de contos com esses escritores ilustres.
    Fiquei bem curiosa, principalmente com o fato de você dizer que muitos são de fantasia, gênero que amo. Quero ver as características que cada autor apresenta nos contos e também saber mais sobre esses personagens que tanto te encantaram.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Sempre vejo esse livro na época de Natal, mas ainda não tive a oportunidade de ler. vou me programar para fazer a leitura desse livro no final do ano de 2017, sei que falta muito mas vou anotar a dica. Deve ser bem legal ler esse livro nas épocas festivas pois o ar fica diferente e temos uma conexão melhor com as histórias.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar a sua opinião!