Resenha: Emma - Jane Austen

Primeiramente, olá. Vou fazer uma nem tão breve apresentação.

 Este é meu primeiro post aqui. Me chamo Rebeca Rocha, mas podem me chamar de Rê, se preferirem. Se gostarem de signos e se importarem tanto quanto algumas pessoas, o meu é touro. Amo animais, mais especificamente borboletas e cachorros, e amo cores alegres, apesar de usar só preto. Corto minha franja sozinha e tenho os olhos tão escuros que não consigo ver minha pupila. Possuo ambliopia, uma deficiência ocular na qual um dos olhos para de desenvolver a visão ainda quando bebê, e, se não for tratado, é permanente, o que é o meu caso. Preciso comprar uma estante para meus livros, pois infelizmente o nicho de parede que sustenta os meus está quase caindo por cima da minha penteadeira rosa e quase causando um desastre, e eu preciso parar de escrever coisas sem sentido. Amo artes plásticas assim como amo a língua portuguesa. Faço Biscuit nas horas vagas (alguns chamam de porcelana fria, ou escultura) e também escrevo. Tenho um livro pronto, alguns projetos na gaveta e dois contos. Não tenho muitos amigos, mas sou bem receptiva em fazer novas amizades, logo, se quiserem falar comigo, segue minhas redes sociais:

Agora vamos à resenha. 



Sinopse: Emma Woodhouse, uma jovem bonita, inteligente e encantadora, está decidida a jamais se casar. Ela já possui toda a fortuna e a independência de que precisa e sente-se perfeitamente satisfeita com sua situação, o que não a impede de se divertir planejando casamentos entre as pessoas que a cercam. Ao conhecer Harriet Smith, uma moça de status social mais baixo, Emma decide ajudá-la a encontrar um pretendente que seja um verdadeiro cavalheiro. Porém, a jovem descobre que interferir demasiadamente na vida dos outros pode por em risco a própria felicidade. Para garanti- la, Emma deve superar seus preconceitos e compreender melhor o que se passa em seu coração. Marcado pela inigualável ironia de Jane Austen e repleto de diálogos geniais, Emma é um retrato vívido da situação das mulheres na Inglaterra do início do século XIX.

PS: A foto eu mesma tirei. Esta edição é uma edição de bolso publicada pela
Saraiva. Não encontrei o link para a compra da mesma na Amazon,
mas deixei o link para a compra de outra edição de bolso porém com outra capa.
 


Jane Austen. Ahhhh, Jane Austen. Como não ler os seus livros sem ficar com o coração apertado no final? Como não chegar ao fim com um sentimento de: “Por que eu li tão rápido?”. Pelo menos foi assim que eu me senti com “Orgulho e Preconceito”, e agora me senti com “Emma”.



O livro começa apresentando a mimada Miss Woodhouse – ou Emma, para os íntimos, e seu querido pai, Mr. Woodhouse, o qual eu tenho CERTEZA que é hipocondríaco (se não é, está bem próximo de ser). Ambos vivem sozinhos em Highbury, e sofrem com o recente "abandono" da Miss Taylor, agora Mrs. Weston, ex-governanta que fez o papel de mãe para Emma, que os deixou após aceitar o pedido de casamento do Mr. Weston, mudando-se de Highbury. Emma sofre por tê-la considerado uma mãe/amiga/confidente por toda a vida. Já Mr. Woodhouse sofre por achar que Mrs. Weston fez um mal negócio saindo de Highbury. 

Emma possui uma irmã mais velha, Isabella, que é casada, sendo assim, não mora com ela e o pai. É casada com o Mr. John Knightley,  e possui filhos com o mesmo. Mr. John Knightley é o irmão mais velho do Mr. George Knightley, ou apenas Mr. Knightley, amigo íntimo de Emma e de seu pai. 

Mr. Knightley desde o início me arrancou suspiros por ser um homem tão bom e tão engraçado e tão... ahhhh... *suspiros*.  No destaque de personagens, temos também Frank Churchill, o qual achei muito divertido e espirituoso, e Harriet Smith. Muitos gostam dela, mas a achei muito infantil e demonstra o livro todo ser bastante influenciável, o que parecia ser comum para as meninas de 17 anos na época, infelizmente. ENFIM. 

A trama nos apresenta vários nomes difíceis de pronunciar, mas depois nos acostumamos. O fato é que a história é gostosa de ler, e dá reviravoltas incríveis, nos deixando a todo momento curiosos e instigados a querer descobrir mais e mais sobre a vida de todos os personagens.

Há humor na dosagem certa, como as tagarelices da Miss Bates, momentos de curiosidade nos quais não posso falar sem dar um spoiler BOMBÁSTICO, momentos para revirar os olhos como em todas as falas da Mrs. Elton, e momentos de reflexão...

Sim, reflexão. Por ser rica, Emma, em certos vários momentos, despreza a classe mais pobre, ou até mesmo toma atitudes errôneas pelas quais sofre muito futuramente. O enredo nos dá uma aula sobre a humildade e o valor de uma amizade, independente da classe social.

Um ponto alto do livro está nos diálogos. É de tirar o fôlego como eles são bem desenvolvidos e detalhados!

Outro ponto alto do livro é o desenvolvimento dos personagens no decorrer da história. É lindo de se ver como Emma se arrepende de algumas atitudes tomadas e se envergonha delas com o passar do tempo, buscando assim sua redenção. Além de Emma, outros personagens também crescem e muito em seu caráter. Outros, porém, permanecem os mesmos, senão piores. 

Austen nos mostra incrivelmente o quão humanos seus personagens são nos sentimentos, na forma de agir, na mudança de alguns pensamentos que antes eram tidos como absolutos.

Emma está entre um dos meus romances de época favoritos. Amei as criticas sociais, o suspense, as reviravoltas, os casais, o final... Enfim. Mais um queridinho de Jane para minha estante.

PS: Peço que me perdoem caso essa resenha esteja meio vaga. É a minha primeira e não sei bem como fazer isso. Com o tempo pego a prática. Deixem comentários sobre o que gostaram e sobre em que aspecto devo melhorar!


Enfim, é isso. Beijos e até a próxima!

27 comentários

  1. Oi
    Acredita que nunca li nada da Jane Austen? Pois é! Já li muitos comentários incríveis sobre suas obras e não vejo a hora de poder conferir. Sua resenha me deixou bem motivada, especialmente por ser um dos seus romances de época favorito. Amo o gênero e não posso deixar de ler!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá, F. Obrigada pelo comentário. Indico começar por "Orgulho e Preconceito", livro mais bonito da autora. Ao terminar este, siga para "Emma", e irá se apaixonar! Grande beijo ♥

      Excluir
  2. Olá,

    Seja bem-vinda, vou adorar conferir suas indicações. Eu nunca ouvi falar da autora e nem do livro, mas achei a sua resenha maravilhosa. A forma que você narrou a premissa e disse as suas impressões me deixou curioso, principalmente o fato da protagonista reconhecer os seus erros e o livro ter uma certa dosagem de humor, isso me animou muito! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado da resenha e mais feliz ainda pelo elogio <3 Super indico todos os livros da genial Jane Austen. Você não vai se arrepender. Grande beijo! <3

      Excluir
  3. Oie! Tudo bem?

    Guria meu sonho de leitora/consumo é ter todos os livros da Jane obviamente lê-los também! Sobre esse livro é o primeiro que vejo resenha, mas eu começarei pelo Orgulho e Preconceito e depois esse e todos os outros kkk Dica mais que anotada <3

    BJss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Compartilho do mesmo sonho. Li apenas "Orgulho e Preconceito" e "Emma", mas futuramente pretendo ler todas as obras de Jane. Fico feliz que através da minha resenha você se sentiu instigada a ler! Obrigada pelo comentário <3 Grande beijo!

      Excluir
  4. Oi, Rebeca!
    Ainda não li nenhum livro da Jane Austen, mas vontade não me falta! Fiquei interessada na premissa desse, mas vou começar pelo mais famoso e que já está aguardando em minha lista.
    Traga mais coisas sobre seu livro pronto e seus projetos, haha.

    Beijos
    construindoestante.blogspot.com.br || Concorra a um vale presente de R$40,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida! Já deixo avisado que, quando ler o primeiro livro da autora, seja ele qual for, vai se apaixonar instantaneamente hahaha Imagino que o "mais famoso" que esteja falando seja "Orgulho e Preconceito", e estou curiosa para saber o que você vai achar sobre a obra. Não deixe de me contar depois, seja por aqui ou pelo Skoob. Vou adorar saber *-*
      E sobre meus projetos, obrigada por se mostrar tão atenciosa ♥ Um dia eu faço um post aqui sobre eles, eu prometo. Grande beijo <3

      Excluir
  5. Oi
    bem vindo ao blog, nunca li nada da Jane Austen, mas tenho vontade e esse nunca vi falar, mas pela resenha parece ser uma boa leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela recepção! Super indico as obras de Jane Austen. Autora excepcional! Obrigada por comentar! Grande beijo ♥

      Excluir
  6. Olá!!
    Bem vinda ao blog!! Como vc também amo animais,mais gato e cachorro morroooo com tanta fofurice!!
    Meninaaaa acredita que nunca li nada da Jane Austen??!! Pois é..preciso mudar isso logo..hahahahaha...sou louca pra ler esse livro e ainda não tive oportunidade..só esperando pegar uma promo legal pra comprar ^^ E por ser um livro mais descontraído tô pensando em começar por esse :D

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/04/resenha-simplesmente-o-paraiso-quarteto.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que linda! Espero que goste da leitura! Assim que ler me conta o que achou por aqui ou pelo Skoob! Beijão <3

      Excluir
  7. Oi linda, este é o meu livro favorito da Austen e eu adoro elr resenhas como a sua, super empolgadas com a história. Realmente, é um romance de época maravilhoso.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eba, que bom que gostou da resenha! Fico feliz por achar outra amante de "Emma" haaha. Beijão <3

      Excluir
  8. Olá,
    Não tenho nada de negativo para falar de sua resenha pois a forma como você escreve e descreve o livro faz parte das sus impressões, portanto, é pessoal e intransferível e por ser sua primeira resenha está muito boa mesmo. Quanto ao libro em si, bom, eu já li alguns livros da Jane Auten mas confesso que acho a escrita dela muito lentinha, essa é a minha opinião, mas assim que possível lerei "Emma" e tirarei minhas conclusões.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela sua opinião quanto a resenha! Concordo com o ponto da escrita da Jane ser lenta. Ela dá muitas voltas, sem dúvidas. Porém, espero de coração que goste de "Emma". Depois conte-me o que achou. Grande beijo <3

      Excluir
  9. Oii Rebeca, tudo bem? Parabéns pela resenha, ficou ótima e com o tempo você vai pegando o jeito! No começo ficamos inseguras mesmo. Eu li apenas um livro da Jane até hoje, Lady Susan, e gostei muito. Tenho Persuasão aqui pra ler, mas o próximo que quero pegar é Orgulho e Preconceito, pois simplesmente AMO o filme. Emma parece ótimo também, espero gostar quando ler.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ai que linda! Fico feliz que tenha gostado! Nossa, "Orgulho e Preconceito" é maravilhoso. Vai te arrancar suspiros. Te desejo uma boa leitura, e assim que ler "Emma" me conte o que achou. Beijão <3

      Excluir
  10. Oi Rebeca, tudo bem?
    Já havia ouvido falar da Jane Austen, mas essa é a primeira vez que descubro sobre Emma e, portanto, a primeira resenha que leio dela. Devo dizer que pelas suas palavras, esse livro me deixou super curiosa para conhecê-lo, especialmente por conter essa reflexão social pelo fato da protagonista vir de um 'berço de ouro' e aprender com as experiências a humildade e tudo o mais. Também adorei saber que os diálogos são muito bem desenvolvidos. Coloquei esse livro na minha wishlist e espero conseguir ler o mais breve possível!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda. Tudo bem sim, e espero que com você tudo esteja bem também!
      Fico feliz que pela minha resenha você se sinta instigada a ler. Ele é um livro bem gostoso de ler e tem personagens e diálogos cativantes. Assim que terminar a leitura, me conta o que achou pelo Skoob ou qualquer outra rede social minha, combinado? Beijo ♥

      Excluir
  11. Olá!
    Tem como não se apaixonar com as obras da Jane Austen? Eu, particularmente, acho impossível! Ainda não li Emma, mas morro de vontade e depois dessa sua resenha então, acho que vou adicionar na minha lista o mais breve possível. Fiquei apaixonada pela trama e por a autora trabalhar essa parte da riqueza, sem falar nos diálogos que realmente são um show a parte.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carolina! Realmente, não tem como não se apaixonar pelas obras da Jane! Conta pra mim depois o que achou de "Emma"! Vou amar saber. Beijão ♥

      Excluir
  12. Oiee Rê ^^
    Acredita que eu ainda não li nada da Jane? Pois é...haha' comecei a ler um dos livros dela uma vez (não lembro qual foi, e também não lembro por que parei), e cheguei a ver a adaptação de "Orgulho e preconceito", mas não é a mesma coisa, né?
    Eu até que tenho curiosidade de ler "Emma", mas acho que primeiro vou nos mais conhecidos...haha' Fico feliz que tenha gostado tanto do livro, espero que isso também aconteça comigo.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sério? Poxa, que pena! hahah
      Espero que engate na leitura, e me conte aqui o que achou da experiencia de ler Jane <3 vou adorar saber! Beijão!
      PS: AMO a adaptação de Orgulho e Preconceito de 2005! :D

      Excluir
  13. Olá Rebeca!
    Em primeiro lugar, seja bem vinda ao mundo das resenhas literárias, você escreve muito bem, e adorei conhecer suas impressões sobre esse livro...
    Eu não tenho costume de ler romances de época, mas morro de vontade de conhecer a obra da Jane Austen, porque adoro a forma como ela cria suas protagonistas!! Assisti ao filme de Orgulho e Preconceito, já comprei o livro, estou só aguardando uma folguinha para ler.
    E com certeza esse também atraiu minha atenção... Já vou procurar para deixar na fila também hehehe
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda! Obrigada pelo elogio <3
      Assim que ler, me conta o que achou da querida Jane! Aposto que irá gostar hahaha Grande beijo ♥

      Excluir

Obrigada por deixar a sua opinião!